Uma das mais bem-sucedidas fabricantes de cerveja artesanal dos Estados Unidos, a Boston Beer Co., está se expandindo para um novo nicho: uísques artesanais. Capitalizando o crescente interesse de consumidores por cervejas especiais, a fabricante da marca Samuel Adams assinou um contrato de dois anos para fornecer duas de suas cervejas a uma destilaria, a Berkshire Mountain Distillers Inc., que a transformará em uísque.
O plano destaca a crescente popularidade, nos EUA, de destilados artesanais, seguindo os passos da cerveja artesanal, que entrou em ascensão 25 anos atrás.
Milhares de litros da Samuel Adams Boston Lager e da Cinder Bock serão destilados em barris de carvalho e devem chegar ao mercado em 2015.
A Berkshire vai receber todos os lucros com a venda do uísque produzido sob esse contrato, e os produtos terão a marca Berkshire, embora o nome Samuel Adams vá estar no rótulo.
Todo uísque começa como cerveja, mas a cerveja usada para fazer uísque geralmente não é concebida para o consumo.
O fundador e presidente do conselho da Boston Beer, Jim Koch, disse que o movimento de destilados artesanais chega num momento em que os consumidores estão buscando produtos de nicho que não são feitos por empresas enormes. Os uísques provavelmente custarão mais, já que a destilação é um processo mais caro quando se usa cerveja artesanal. Preços de varejo ainda não foram definidos pela Berkshire, que já produz seis bebidas diferentes vendidas nos EUA.
O fundador da destilaria, Chris Weld, disse que, quando ele abriu a empresa em 2007, havia cerca de 30 pessoas trabalhando nesse nicho no país. Hoje são cerca de 300, disse ele.
Fonte: http://www.datamark.com.br